Conheça os diferentes tipos de empresa

Sistemas de Gestão ERP
24 de outubro de 2018
Agendamento para o Simples Nacional/2019 vai até 28 de dezembro
12 de novembro de 2018

Conheça os diferentes tipos de empresa

Existem diversos tipos de empresas no Brasil e muitas pessoas desconhecem seus significados e especificidades. Pensando nisso, decidimos reuni-las neste texto, buscando auxiliar você a escolher uma se tiver que abrir uma empresa.

EMPRESAS INDIVIDUAIS

  • EMPRESÁRIO INDIVIDUAL (EI)

Se o seu objetivo é abrir uma empresa sem sócios, essa pode ser uma opção para você. Nessa modalidade a organização é representada apenas pelo proprietário, sendo que o nome comercial deve ser composto pelo seu nome.

Em questão de contabilidade, essa categoria não faz separação entre os bens pessoais e corporativos. Ou seja, se houver algum tipo dívida da empresa os bens pessoais do proprietário podem ser utilizados para cobri-la.

  • MICROEMPRESÁRIO INDIVIDUAL (MEI)

Este é um tipo muito similar ao EI, no sentido de que é apenas o proprietário o responsável pela empresa e com seus bens pessoais. No entanto, a MEI tem como limitação o faturamento anual a R$ 81 mil e a contratação de apenas um funcionário.

Como vantagem o MEI tem uma tabela bastante simplificada e valor reduzido de tributos.

  • EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA (EIRELI)

Essa é uma categoria empresarial que foi criada em 2011 para acabar com a figura do sócio “fictício”, prática que era comum em sociedades limitadas (que explicaremos mais abaixo) pois elas só podiam ser constituídas por, no mínimo, duas pessoas.

Surge então a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) que permite a constituição de uma empresa com apenas um sócio: o próprio empresário. Entre suas vantagens está a separação entre o patrimônio empresarial e privado.

Ou seja, caso a empresa contraia dívidas, apenas o patrimônio social da empresa será utilizado para quitá-las – com exceção aos casos de fraude. Mas para abri-la é preciso um capital mínimo de 100 vezes o valor do salário-mínimo no momento do registro da empresa.

>> Como abrir uma empresa: documentos necessários para registrar

SOCIEDADES

Esses são os tipos de empresa em que há atuação entre dois ou mais sócios.

  • SOCIEDADE LIMITADA (LTDA.)

A Sociedade Empresarial de Responsabilidade Limitada é o modelo de pessoa jurídica mais comum no Brasil. Nele, cada sócio da empresa tem sua participação definida a partir de sua contribuição para o capital social.

Em caso de falência, fechamento ou desligamento da empresa a sociedade limitada protege o patrimônio pessoal dos sócios, pois a participação é regulamentada por cotas e não por ações. Este tipo de empresa requer registro na Junta Comercial.

  • SOCIEDADE ANÔNIMA

Na Sociedade Anônima o capital financeiro da empresa é dividido por ações e seus sócios são chamados de acionistas. Elas podem ter capital aberto ou fechado.

Na primeira opção a empresa tem suas ações negociadas na bolsa com o devido registro na Comissão de Valores de Mercado. Já na segunda, a divisão é feita entre os sócios e convidados.

  • SOCIEDADE SIMPLES

Este tipo de empresa é voltado apenas para serviços. Ela é constituída por dois ou mais parceiros que exercem a prestação do serviço. Ela é muito comum entre médicos, por exemplo, que formam uma sociedade para abrir uma clínica. Seu registro pode ser feito diretamente em um cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

>> Saiba mais sobre os Sistemas de Gestão ERP

Agora, você já conhece os diferentes tipos de empresa e já pode ir pensando qual deles se enquadra melhor para o seu futuro negócio.

Mas não esqueça, o processo de abertura de uma empresa é complexo, a orientação de um escritório de contabilidade, como a CA5, é essencial para que tudo ocorra bem e você não tenha retrabalho ou gastos extras. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar: https://ca5.com.br/contato/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Solicite seu Diagnóstico