CA5 Assessoria Empresarial e Solucionare TI promovem bate-papo sobre o eSocial

MEI com atraso no boleto terá CNPJ cancelado
18 de janeiro de 2018
Participe do “Café Interativo CA5” – Confira a programação.
14 de fevereiro de 2018

CA5 Assessoria Empresarial e Solucionare TI promovem bate-papo sobre o eSocial

A CA5 Assessoria Empresarial, em parceria com a Solucionare TI, promoveu no último dia 25, em sua sede, um bate-papo com empresários, profissionais de RH e de Departamento Pessoal sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Desta vez, o evento foi direcionado ao segmento de bares e restaurantes.
O programa, que foi criado em 2011 e por conta da complexidade , foi implantado apenas no dia 8 de janeiro para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões em 2016. A segunda etapa terá início em 16 de julho e abrangerá os demais empregadores, incluindo micros, pequenas empresas e micro empreendedores individuais (MEIs).
O E-Social tem o objetivo de desburocratizar e facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. Cristina Jardim Lobo, coordenadora do departamento pessoal da CA5 Assessoria Empresarial ressaltou que o novo sistema veio para simplificar a prestação de contas referentes às obrigações tributárias, previdenciárias e trabalhistas, enfatizou a necessidade do cumprimento dos prazos previstos na CLT, salientando não haver mudança na legislação. O diretor da CA5, Cesar Druck Samberg lembrou que o E-Social tem o conceito de instantaneidade: “a principal premissa é a entrada única de dados que alimentará a base de dados dos órgãos de controle”, disse ele referindo-se a Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho. A sócia da Solucionare Ti e professora da Escola de Negócios da PUCRS, Loraine Muller, explicou que a principal mudança será cultural.
“O que vai acontecer, ao longo do tempo, é uma mudança cultural, com novas práticas dentro das empresas. O E-Social será positivo para quem está com a sua empresa organizada administrativamente”, acrescenta Loraine. Por que é importante estar atualizado?
Como o E-Social vai ser estendido a todas as empresas, é necessário estar preparado para não ser pego de surpresa. Veja aqui algumas adequações que vão precisar ser realizadas:
– Cadastro de funcionários com novas informações como Histórico Cadastral e Contratual, Nome Social, Dados do Estrangeiro, dentre outras.
– Cadastro de Cargos, Horários, Funções e alterações.
– Aviso prévio trabalhado com possibilidade de cancelamento deverá ser enviado.
– Alterações no registro de licenças e afastamento precisarão ter um histórico de alterações com as retificações, atestado médico, término e assim por diante. ?Ficou interessado?
Devido à alta procura, um novo evento sobre o E-Social está programado para o dia 21 de fevereiro, às 15h30. O bate-papo é gratuito e aberto a empresários e coordenadores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Interessados deverão entrar em contato por e-mail comercial@ca5.com.br ou por telefone 51 3331 0100.
Evento gratuito. Vagas limitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Solicite seu Diagnóstico