Malha Fina e eSocial: Receita vai cruzar bancos de dados!

Malha Fina e eSocial: Receita vai cruzar bancos de dados!

A Receita Federal vem ampliando a fiscalização e a busca por incoerências nas Declarações de Imposto de Renda, para isso ela está ampliando o cruzamento de dados desses documentos com as informações prestadas ao eSocial.

Esse processo se iniciou no ano passado, mas agora o banco de dados do eSocial está mais completo, já que sua implementação está mais avançada. Além disso, a Receita usará o CPF inserido em despesas médicas para cruzar com as informações declaradas pelos contribuintes.

Esse cruzamento de dados permitirá ao Fisco, por exemplo, ampliar a fiscalização em relação as informações declaradas sobre empregados domésticos. Atualmente, ao preencher a declaração completa de Imposto de Renda, o contribuinte pode abater parte do valor, as contribuições ao INSS, pago aos empregados domésticos com tributos.

Só que para que esses valores possam ser deduzidos, os recolhimentos precisam ter existido. Por isso, o Fisco vai passar a comparar o que está sendo declarado no IR e o que está registrado no eSocial. A expectativa é que em 2020 o cruzamento de informações e a fiscalização sejam ampliados ainda mais.

Quer evitar problemas com a sua Declaração do Imposto de Renda? Pode contar com a gente! Entre em contato: ca5.com.br/contato/